quarta-feira, 9 de julho de 2008

Oportunidade para deficiente é ato de cidadania

A capacitação profissional dos deficientes é um ato de cidadania em que todos saem ganhando. As empresas que cumprem as metas de empregabilidade prevista em lei, o estado que mostra a eficácia das políticas públicas e, principalmente, o cidadão brasileiro que eleva sua auto-estima e consegue se inserir no mercado de trabalho.

Para aqueles que tiveram mais oportunidades de estudos, conseguir um bom emprego pode ser até mais fácil. Tanto as empresas privadas quanto os órgãos públicos têm que cumprir a lei de cotas para deficientes e, assim, a concorrência por uma vaga pode ser menos acirrada.

Tanto que nos concursos públicos não é rara a designação de vagas específicas para deficientes. De acordo com o presidente da Aadef, Pedro Christ, só em 2007, mais de 300 pessoas conseguiram uma vaga em concursos públicos.

“É comum àqueles que possuem um curso superior tentar concurso público. Os salários são melhores e as chances de conseguir um trabalho na área de atuação são maiores que no mercado tradicional. Isso provoca uma eliminação de mercado. Em que as empresas não conseguem atrair esse perfil de profissional e sobram as vagas de subempregos. Desprezados pela maioria por falta de condições físicas para realizar a tarefa”, explicou
Fonte Jornal EsHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário